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Quais critérios utilizar para analisar startups? Descubra!

Investir ou adquirir startups é uma ótima forma de empresas mais consolidadas conseguirem grandes lucros ou então ampliarem seus ecossistemas ou áreas de atuação. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso utilizar alguns métodos de avaliação para ter a certeza que o negócio é viável.

É justamente neste ponto que muitas empresas e gestores acabam cometendo erros, visto que geralmente uma startup é avaliada pelo seu potencial de crescimento e não pelos resultados que entregam no presente.

Dessa forma, uma avaliação muito focada no agora pode desestimular negócios que serão muito promissores a longo prazo, enquanto avaliações muito otimistas baseadas em projeções infundadas podem acarretar em grandes investimentos com poucas chances de darem certo.

Para evitar ficar nesta encruzilhada, confira a seguir quais critérios devem ser usados na hora de analisar uma startup.  

O que avaliar em uma startup?

Há diversos fatores que devem ser avaliados em uma startup. No entanto, os cinco aspectos principais a serem analisados são os famosos 5Ts, que são:

Team (Time)

De nada adianta uma startup ter um modelo de negócios inovador se ela não possui um líder e uma equipe de funcionários capacitada para colocar isso em prática. Além de serem qualificados, os responsáveis devem estar dispostos a manter um bom relacionamento com aqueles que desejam investir no projeto.

equipe de startup trabalhando

TAM (Tamanho do mercado)

Por mais incríveis e inovadores que sejam os produtos ou serviços que a startup se propõe a oferecer, de nada adianta se eles não tiverem uma grande procura pelo público. Por isso, é preciso avaliar o tamanho do mercado em que a empresa atua.

As projeções indicam que haverá crescimento nos próximos anos ou se o setor já atingiu o seu ápice. Quais as marcas mais estabelecidas neste segmento? Se o mercado em si não for promissor, dificilmente a startup que atuará nele será.

Technology (Tecnologia)

Os produtos e serviços que a empresa emergente está desenvolvendo ou já ofertando no mercado são bons? Além de avaliar a qualidade e rentabilidade deles, é preciso verificar se eles possuem alguma inovação ou melhoria em relação aos concorrentes.

Se a startup que você estiver pensando em investir oferece apenas mais do mesmo, dificilmente ela terá sucesso perante concorrentes mais estabelecidos no mercado. Logo, o investimento não é aconselhável.

Traction (tração de crescimento)

O potencial de crescimento precisa ser avaliado. Geralmente, isso é feito ao analisar se a startup tem conseguido aumentar o seu faturamento ao longo do tempo. No entanto, só isso não basta.

É preciso analisar mais a fundo aspectos como funil de vendas, processo e canais de aquisição de clientes e a satisfação dos mesmos para entender se tem algo que está impedindo o crescimento da empresa.

Trenches (barreiras de entrada para novos competidores)

Por fim, é preciso avaliar se a startup é capaz de se manter sólida caso novos competidores entrem no seu ramo de atuação. Para isso, é preciso avaliar o quão único é seu produto e serviço e se ela tem conseguido criar uma clientela fiel.

Métodos de avaliação

Existem alguns métodos de avaliação totalmente focados para startups, que utilizam os aspectos listados acima mais alguns fatores para calcular o valuation e projeção do modelo de negócios. Vamos conhecê-los:

Método de Capital de Risco

Também conhecido como Método de Venture Capital, ele é um dos mais utilizados no mercado, principalmente por fundos de investimento. Nele, é projetado quanto o investidor irá receber a médio ou longo prazo ao realizar o investimento no presente, sendo traçado um horizonte de saída deste mesmo investidor da startup.

investidores avaliando as condições de investimento em uma startup

Para isso, projeta-se um resultado para o período estipulado, além do valor e das diluições esperadas pela empresa. Ao fazer isso, é possível calcular se o investimento feito hoje valerá a pena.

Método First Chicago

Calcula o valor de uma startup com base em três cenários: pessimista, provável e otimista. Em todos, são feitos cálculos usando o fluxo de caixa estimado para os anos seguintes baseados em possíveis riscos e situações de mercado, trazendo esses valores para os dias atuais por meio de uma taxa de desconto.

Em seguida, atribui-se a probabilidade de cada cenário acontecer. Calculando uma média do retorno do investimento nos três cenários, é possível verificar se o investimento pode ser feito ou não.

Método de Avaliação de Fatores de Risco

Muito utilizado em startups recém-nascidas e que ainda não possuem grandes receitas. Nele, são usados 12 potenciais riscos que podem atingir o negócio, sendo eles: risco gerencial, estágio do negócio, risco de produção, risco de vendas, risco político, risco de financiamento, risco de competição, risco de tecnologia, risco do cenário internacional, risco de litígio, risco de reputação e potencial saída lucrativa.

O valor da startup é calculado pelo valor médio de empresas semelhantes e os 12 potenciais riscos são modelos como múltiplos que deduzem o valor do negócio, com notas que vão de -2 até +2. Cada ponto negativo diminui R$250.000 do valor da startup, enquanto cada ponto positivo soma R$250.000.

Fonte(s):

BuyCo. e Investweb.

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