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Internacionalização de startups: saiba como fazer um bom planejamento

Atualmente, vivemos num mundo em que é quase impossível não vislumbrar a internacionalização. Globalizar um negócio é imprescindível para se manter no mercado, ainda mais para as startups, empresas criadas com base em inovação e tecnologia.

Sendo o intuito desses empreendimentos a diferenciação das empresas tradicionais já consolidadas, a internacionalização se torna um destaque. No Brasil, as startups têm crescido vertiginosamente, fornecendo recursos tecnológicos especializados em solucionar os problemas presentes na sociedade atual de maneira eficaz.

Mas esse avanço requer um bom planejamento estratégico. A seguir, serão levantados alguns pontos que devem ser considerados na hora de montar esse tipo de plano.

Do que se trata a internacionalização de startups?

Inicialmente é necessário entender o termo e a sua serventia. A internacionalização consiste no processo de expandir-se no mercado, por meio da comercialização dos serviços e produtos da empresa. Uma das formas é mediante a captação de investimentos no exterior.

A internacionalização possibilita o aumento do fluxo de capital das startups, resultando no crescimento acelerado do negócio. Além disso, esse processo concede um posicionamento de destaque à empresa, sendo mais uma das vantagens frente aos concorrentes. Outros ganhos são:

1. Otimização dos serviços e produtos

A internacionalização de empresas torna os seus produtos e serviços conhecidos, ou seja, globalizados. Com isso, esses itens serão concorridos, exportados e, consequentemente, passarão por constantes atualizações de melhorias, fazendo com que sejam um dos melhores do ramo.

2. Novos mercados

Imagina atingir novos lugares e mercados? Com a internacionalização, isso é possível. Essa é mais uma das vantagens, pois esse processo proporciona a abertura de novos mercados, fortalecendo o negócio e sendo um passo à frente no que se refere a crises econômicas locais, por exemplo.

dados mercadológicos ao lado de um pequeno globo terrestre

3. Redução de despesas

Transnacionalizar os negócios facilita os processos operacionais, pois é possível melhorar logísticas, mão de obra, exportações. Lembrando que, para ter um retorno financeiro, é essencial estudar previamente os laços que a startup fará em países estrangeiros. Buscar uma boa base de networking, parceiros comerciais que realmente estejam de acordo com os objetivos da empresa.

Esses são alguns dos benefícios da internacionalização dos negócios. Agora vamos às dicas de como montar um bom planejamento de internacionalização de startups.

Como fazer um bom planejamento?

De início, é primordial não ter um pensamento conservador nos negócios, é preciso arriscar e ter coragem nas tomadas de decisões. Romper as barreiras do ambiente globalizado demanda planejamento, e as etapas devem ser vencidas aos poucos, com estratégia e compromisso. Assim, para o seu plano ter sucesso, siga o seguinte passo a passo:

1. Pesquisa de Mercado

Nada que é bem-feito surge sem estudo! Por isso uma pesquisa aprofundada de mercado deve ser feita previamente, pois as culturas dos países são diferentes, e isso interfere diretamente na comercialização e adesão dos produtos. Por exemplo, alguns itens podem ter uma recepção muito boa em um local, mas não necessariamente terão em outro. É fundamental identificar a prioridade no país que se deseja divulgar a marca, as “dores” da sociedade, o público a ser atingido e o custo-benefício que essa internacionalização trará para a sua startup.

Outro ponto que deve ser analisado nesta pesquisa são os concorrentes. É necessário fazer um mapeamento da região em questão, um levantamento bem consistente de quantos negócios do mesmo ramo encontram-se no local, investimentos que fazem, arrecadação, diferencial e etc. Todas essas informações devem ser ponderadas.

2. Logística e burocracia

Não há como driblar os aspectos burocráticos. Eles existem com o objetivo de normatizar os processos e nem sempre são fáceis de lidar. Mas regras são regras. Por isso é muito importante conhecer a legislação brasileira, que descreve como atuar no exterior. 

Nesse ponto, é necessário contar com uma assessoria especializada e que tenha experiência no ramo, além de uma boa reputação. Essa assistência irá orientar da maneira correta o gerenciamento e administração dos negócios em outro ecossistema empresarial, fora do país de origem.

Quanto à logística, uma análise prévia de todos os processos e demandas que a internacionalização irá exigir é imprescindível. Considerando custos com transporte, produção, estoque, mão de obra, serviços in loco e demais atividades.

avião cargueiro sobrevoando conteiners e caminhões em um porto responsável pela distribuição internacional de produtos

Atualmente, com o home office, também é preciso criar padrões de oferta desse serviço, identificando qual é a necessidade de equipes para o acompanhamento de forma remota. Neste caso, também é preciso estudar as leis locais que normatizam essa modalidade de trabalho, custos e etc, para estar totalmente em consonância ao regimento externo.

3. Roteirizar as atividades

Quando a ideia é atuar no ambiente internacional, deve-se estabelecer um plano de ação para ter sucesso nas atividades que serão desempenhadas e oferecidas. As áreas que devem atuar nessa parte serão as estratégias de marketing e consolidação de networking, definindo metas a serem alcançadas.

Para atuar em um novo mercado, a empresa deve tornar-se conhecida, investir em estratégias mercadológicas para conseguir parcerias, fazer networking, consolidar-se e ser respeitado no setor.

4. Quando iniciar o planejamento?

Agora! Se a ideia de internacionalização da sua startup já foi fixada e é uma meta a ser alcançada, o planejamento deve ser iniciado o quanto antes. Pois, como visto nos principais itens citados, é necessário o estudo de leis, da tradição cultural dos países, do público que deseja ser atingido e muito mais.

Além da busca por parcerias, é essencial escolher bem quais serão suas bases, em quem confiar e onde buscar assessoramento. Visto que o processo  não acontece do dia para noite, a realização desse empreendimento requer muito conhecimento do setor, pessoas especializadas que tenham interesse em fazer acontecer de fato a internacionalização da startup.

5. Onde buscar orientação

Há programas especializados que oferecem treinamentos sobre o processo de internacionalização. Esses treinamentos oferecidos apresentam os principais suportes técnicos, assessorias especializadas, mentorias e até laboratório de incubação e uma inicial rede de contatos. 

Para efetuar esse projeto, conte com a IC3! Continue navegando pelo nosso site e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se internacionalizar e crescer cada vez mais no mercado de forma saudável e segura.

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