Liderar nem sempre é fruto de um dom ou de uma aptidão que nasce com a pessoa, como dizem alguns. Muitas vezes, o ato de liderar é consequência direta não só da personalidade do indivíduo, como também de muito estudo, cursos e livros lidos no decorrer da caminhada.
Afinal, para gerir um negócio e ter um ótimo desempenho na gestão empresarial, além de ser reconhecido como um bom líder, é preciso ter constância, atualização e conhecimento. Isso pode ser aprimorado com livros que ajudem a pensar fora da caixa, contribuindo para o sucesso nos negócios de forma direta.
Ser um leitor assíduo é uma construção. Todo hábito é resultado de uma constância em realizar aquela ação todos os dias, pelo menos um pouco. Por isso, para poder usufruir dos inúmeros benefícios angariados pela leitura, é preciso manter a persistência e metas diárias, como, por exemplo, 10 páginas ou 1 capítulo de determinado livro por dia.
Esse hábito é uma atividade que pode ser desenvolvida com a prática e o compromisso diário de adotar técnicas e mecanismos para que ler seja, para você, um momento prazeroso, de adquirir conhecimento ou só para relaxar. Mas, como criar uma rotina para que a leitura faça parte do seu dia a dia? Confira as dicas que a IC3 Capital separou para você, gestor/líder:
Visualizar a sua lista de desejos de livros é uma das formas de motivar e aumentar o ritmo da leitura.
Coloque essas metas nas suas atividades do dia a dia, isso ajuda a cumprir aquela regra obrigatória de ler, por exemplo, 1 capítulo do livro por dia ou 20 páginas antes de dormir. Cumprir esses pequenos objetivos diários ajudará a tornar a leitura um hábito.
Intercale esses livros com livros/títulos da sua área, como, por exemplo, um livro de ficção e um sobre negócios e criação de marcas. Dessa maneira, você consegue adquirir um ritmo bom de leitura e com prazer.
Seja no carro, na empresa ou durante uma viagem. Afinal, sempre tem algum momento do dia que você fica esperando algum compromisso, seja na fila de banco ou para uma reunião. Então, nessas pequenas pausas, ler algumas páginas ajuda a criar esse novo hábito.
A constância é, sem dúvidas, a melhor amiga na hora de criar um novo hábito. Por isso, no começo desta jornada, sempre escolha um livro que tenha a ver com o seu nicho de trabalho, pesquisa ou seja compatível com o que você tem interesse de aprender, assim, fica mais fácil acostumar-se a ler livros e mais livros.
Se você é líder de alguma empresa ou está começando um negócio, é essencial se atualizar e manter a constância nas leituras, pois é por meio delas que se aprende técnicas promissoras para aplicar na empresa. Pensando nisso, e em estimular a leitura em gestores, a IC3 Capital separou 5 livros incríveis sobre liderança e gestão empresarial:
1. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman. Este livro fala sobre o pensamento e sobre como o cérebro funciona. Na visão dele, o cérebro humano funciona de duas maneiras: rápida, intuitiva e emocional; e a outra é racional, lógica, ponderada e devagar. Dessa forma, a recomendação de Daniel, autor do livro, é de que os gestores passem a praticar e pensar de forma mais racional, usando a lógica, e de forma devagar, para que as decisões sejam melhores, mais centradas e de acordo com o interesse do negócio.
2. O Gestor Eficaz, de Peter K. Drucker é a segunda indicação. Este livro é de negócios e dá uma aula sobre a importância da eficiência e o desenvolvimento de um bom gerente para o negócio.
3. How To Think Like a CEO, de Debra A. Benton é um livro voltado para gestores e líderes de um negócio. Neste livro, ela apresenta características e itens que são fundamentais para um indivíduo que lidera um grupo. Dessa forma, ajuda quem lê a compreender as características e fazer uso no dia a dia da empresa. É uma obra necessária para quem está começando, mas também para quem deseja reinventar seu negócio.
4. Empresas feitas para vencer, de Jim Collins, é outro título que um gestor empresarial precisa ler. Todo gestor quer que seu negócio cresça, não é mesmo? Então, neste livro, Jim Collins ensina e fala o que uma empresa precisa fazer para ter um crescimento saudável e sustentável, resistindo a crises e situações extremas.
5. Por fim, Managing The Millennials de Chip Espinoza e Mick Ukleja é um manual sobre conexões. Sua empresa precisa se conectar com o público-alvo para que seja bem sucedida e, além disso, precisa se conectar com quem faz o negócio acontecer: os colaboradores. Então, neste manual, é possível entender como lidar com uma geração que nasceu conectada, tem dificuldade de lidar com sugestões, mas que entende perfeitamente como resolver problemas. Assim, você consegue unir o melhor de dois extremos e fazer com que isso tenha um resultado positivo para o seu negócio.
Esses livros são considerados essenciais para qualquer líder, pois os conhecimentos apresentados são de grande valia para quem deseja se reinventar ou está começando a empreender. Lembre-se: o conhecimento é algo que tem o poder de te levar cada vez mais longe, quando bem aplicado.