blog / Mercado Financeiro / 6 boas práticas para startups e scale-ups
Mercado Financeiro

6 boas práticas para startups e scale-ups

Na sociedade atual, o empreendedorismo tem crescido consideravelmente, abrindo espaço para a criatividade e para quem deseja ser dono do próprio negócio. Seja no Brasil ou no exterior, cada vez mais pessoas desejam trabalhar para si mesmas, por isso novos tipos de empresas surgem a todo momento no mercado, como as startups e as scale-ups.

Para quem empreende, ou deseja empreender, começar uma startup, por exemplo, é um sonho, principalmente pelas histórias de pequenas empresas que começaram dessa forma e hoje fazem parte do grupo de gigantes do mercado, com empresas milionárias.

Mas apesar de ser um termo comum e bastante utilizado atualmente, muita gente se pergunta: o que é uma startup? E uma scale-up? O que significam? E quais as diferenças entre elas e uma empresa tradicional? É exatamente isso que vamos te explicar a seguir.

O que é uma startup?

O termo startup surgiu no centro dos gigantes do ramo empresarial: o Vale do Silício, região localizada no sul da Califórnia, especializada em alta tecnologia e inovação. Foi de lá que saíram as maiores empresas do mundo, como Google, Facebook e Apple.

O conceito de startup está ligado à inovação. Ou seja, é uma empresa em fase inicial, que apresenta grande potencial de crescimento e retorno econômico. As startups podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base para suas operações.

Para que o seu negócio seja uma startup é preciso inovar. Por isso, é válido destacar que nem toda empresa nova é considerada uma startup. Porém, para tanto, é necessário que seja uma proposta que ainda não foi testada no mercado. E quando a marca se torna um negócio já consolidado no mercado, não pode mais ser chamada de startup.

Quais as características de uma startup?

Como pontuamos, o conceito trata-se de algo inovador, ainda não testado no mercado. Por isso é preciso de características essenciais, como:

  • Inovação – é necessário propor soluções criativas, únicas e inovadoras. A sua ideia precisa oferecer produtos que revolucionem ou que até mesmo criem mercados;
  • Escalabilidade – sua ideia, ou melhor, seu negócio, precisa mostrar lucratividade. É preciso crescer, mas sem aumentar os custos e capacidade de faturamento da empresa, ou seja, ser escalonável;
  • Flexibilidade – uma das características essenciais de uma startup é a capacidade de se adaptar com agilidade. Toda startup precisa organizar seus processos de forma dinâmica, com decisões rápidas, que se adequem ao mercado e melhorem os processos de trabalho.

Após as características definidas, as startups ainda precisam passar por algumas fases, como a ideação, validação de solução, crescimento e escala. O último estágio define se o projeto terá uma scale-up, ou scaleup. Mas o que isso significa?

O que é uma scale-up?

O próprio nome já deixa claro o significado desse modelo de empresa. As scale-ups são empreendimentos que crescem de maneira escalonável e sustentam esse crescimento por um longo prazo, utilizando em sua gestão métodos sólidos e inovadores.

Entre os critérios de validação desse modelo estão o capital, ou seja, recursos financeiros que possibilitam a execução do negócio e a possibilidade de escala operacional. Isso significa ter possibilidade para crescimento em todos os seus departamentos.

Segundo o IBGE, cerca de 1% dos empreendimentos brasileiros são reconhecidos como scale-ups.

Qual a diferença entre startups e scale-ups?

Startups são empresas em estágio inicial, ainda na fase experimental, aguardando uma chance de entrar no mercado, ou não. Já as scale-ups são negócios que já foram testados e validados. Sendo assim, já estão maduros para o próximo estágio.

Em uma melhor definição, as scale-ups estão à frente das startups. São um nível a ser atingido por startups e outras empresas, sejam elas iniciantes ou não.

jovem empreendedor apresentando a ideia de sua startup para investidores

Como fazer parte do mundo das startup e scale-ups

Como todo negócio, existem pontos que são fundamentais para o sucesso do empreendimento, e quando se trata de startups e scale-ups não é diferente. É preciso fazer um bom planejamento e ter organização, só assim você conseguirá ter controle sobre gastos, rendimentos, inovações, crescimento, captação de clientes e investidores, além de segurança para tomar as decisões necessárias para uma gestão de sucesso. Por isso, vamos te apresentar 6 boas práticas para startups e scale-ups:

1. Seja inovador – para entrar nesse mercado é preciso ser inovador, buscar soluções e encontrar caminhos rápidos para contornar diferentes desafios que possam surgir; 

2. Faça um bom planejamento – toda ideia precisa ser criada, lapidada, melhorada e entregue como uma solução. Por isso, realize um bom planejamento, desde a criação, com formas de crescimento e soluções para os possíveis problemas e imprevistos. Esteja preparado;

3. Faça a contabilidade de despesas e lucros - contabilize todas as despesas da sua startup, registrando todo o dinheiro que sai da organização, com categorias fixas para cada gasto. Além disso, registre todas as receitas e faça a contabilidade do lucro obtido;

4. Tenha capital de giro – todo negócio precisa de investimento para crescer. Por isso, ofereça suporte suficiente para realizar vendas e efetuar gastos com estabilidade;

5. Estipule metas – trace quais os objetivos do seu negócio, desde a aquisição de máquinas, contratação de funcionários e até mesmo as despesas. Tenha todo o planejamento estratégico de crescimento em dia;

6. Apresente sua ideia – todas as startups de sucesso iniciaram sem muito interesse dos investidores, mas foi por acreditar na sua ideia, e em como seria possível financeiramente e socialmente, que se tornaram gigantes multimilionárias. Por isso, acredite na sua ideia e “venda seu peixe” mostrando o quanto ela poderá mudar o mercado.

Crie e cresça com a IC3

Na hora de empreender, é preciso procurar por soluções de qualidade, seja na consultoria para o seu negócio ou até mesmo no financiamento de crédito. A IC3 é uma empresa de inteligência financeira, especializada em mercado financeiro, com a credibilidade de sócios experientes. 

Uma marca que se preocupa com o cliente e busca otimizar as decisões financeiras das empresas parceiras, transitando por diversos nichos, de forma personalizada, por meio de M&A, operações de crédito e consultoria.

Então, se você deseja investir e está procurando uma empresa especializada, com experiência no mercado e resultados positivos, a IC3 é o lugar certo para a sua empresa.

Compartilhe:

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades IC3 Capital

Leia Também