Prever quais são os temas mais quentes do mercado financeiro e quais são as melhores decisões a se tomar em investimentos não é um exercício de futurologia. Especialistas do mercado analisam dados, históricos e projeções para chegar às perspectivas mais prováveis para apresentar aos seus clientes.
Sendo assim, compreender quais são as tendências para 2022 e 2023 no mercado financeiro não é uma tarefa tão difícil assim. A movimentação dos grandes conglomerados financeiros, das startups e as demandas dos consumidores são os melhores indicativos do que está por vir em termos de tecnologia e serviços.
Neste artigo, listamos 5 destas tendências e explicamos por quais razões as instituições financeiras estão investindo tanto nelas. E, claro, sua empresa também deveria ficar de olho nessas oportunidades.
É bem provável que em algum momento dos últimos dois anos você tenha ouvido a expressão “open bank”. Essa é mais do que uma tendência, pois trata-se de um movimento do mercado que pode ser percebido não apenas no sistema financeiro, mas em diversas outras áreas.
Open Bank nada mais é do que um projeto do Banco Central no qual os dados de um cliente deixam de “pertencer” à uma instituição financeira, podendo ser compartilhado com facilidade entre outras companhias. Isso não só torna mais ágil as operações financeiras como também abre um leque de possibilidades para que os consumidores possam ter mais opções de escolhas em serviços.
O Pix começou a funcionar no Brasil em novembro de 2020. Porém, ele se mostrou uma forma tão eficiente de pagamento, superando boletos bancários e até mesmo cartões de crédito, que hoje, menos de dois anos depois, já parece impossível se imaginar sem ter uma tecnologia como essa disponível.
Os sistemas de pagamento instantâneos estão em alta e qualquer oportunidade para tornar a vida do consumidor mais simples é bem-vinda. Aplicativos que integrem tecnologias a dispositivos vestíveis, como relógios e pulseiras, e sistemas de pagamento contactless (sem contato) estão em alta. Espere mais novidades por aí nos próximos meses, incluindo o aperfeiçoamento das soluções já existentes.
Falando em soluções que beneficiem a vida do consumidor, não podemos deixar de falar em customer experience. O termo em inglês é um indicativo para tudo aquilo que possa tornar a nossa vida mais simples, desde um pagamento até uma solução para escolha de investimentos. O consumidor deve estar no centro da experiência – e definitivamente a sua empresa deve se preocupar com isso.
Pare e pense por instante: como eram os serviços financeiros há cerca de 5 anos e como eles são hoje? Há muito mais opções no mercado, taxas que eram cobradas deixaram de existir (ou perderam o sentido) e a concorrência entre as instituições financeiras se tornou muito mais acirrada. O consumidor certamente saiu ganhando, mas a evolução não para por aí. Ainda há muito espaço para melhorias e crescimento nesse sentido.
A melhor experiência para um consumidor pode não ser a mais interessante para outro. Se antes os clientes tinham que correr de uma instituição para outra para ter as suas necessidades atendidas, hoje é possível (e esperado) que uma mesma empresa ofereça soluções personalizadas para todos.
Em outras palavras, isso significa que a possibilidade de personalização está em alta. Isso inclui não apenas interface de aplicativos, mas pacotes de serviços, sistemas de atendimento, opções de investimento e o que mais o cliente julgar ser passível de personalização. Nada de investir em soluções “prontas”, por que não escolher uma sob medida para você?
Ficou no passado o tempo em que as maiores inovações vinham apenas das grandes instituições financeiras. Hoje, são as chamadas fintechs que acrescentam ao mercado muitas das novidades e serviços que utilizamos. Menores e mais ágeis, elas se mostram mais eficientes em validar hipóteses que, posteriormente, são adotadas por outras companhias.
É bem provável que a próxima inovação capaz de impactar a sua empresa virá de uma instituição pequena e que talvez ainda esteja em fase de desenvolvimento. Não subestime as novidades trazidas por empresas mais jovens e com visões completamente diferentes do mercado. Elas podem estar na vanguarda da tecnologia e quando você menos esperar estará utilizando algum serviço delas.
.....
Estar cercado por especialistas com experiência de mercado, aumentam as chances de que você consiga encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio. A equipe da IC3 Capital atua com consultoria e planejamento estratégico, assessoria em fusões e aquisições, análise concorrencial e mais. Fale com nossos consultores e conheça nosso histórico de sucesso.