blog / Mercado Financeiro / Governança tributária: entenda como a prática pode beneficiar sua empresa
Mercado Financeiro

Governança tributária: entenda como a prática pode beneficiar sua empresa

O Brasil é um país muito vasto e que carrega inúmeras possibilidades para as empresas. No entanto, um dos fatores que mais trazem prejuízo e dores de cabeça para os gestores de organizações, em especial para o setor financeiro, são as taxas tributárias e todos os impostos que rondam as normas do empreendimento, para que tudo seja executado de forma legal perante o estado e a lei.

Quando se tem uma empresa, um dos fatores de maior atenção está na tributação e nas leis tributárias, pois elas estão em constante alteração, dificultando toda a cadeia de processos que um empreendimento possa ter e demandando uma adequação por parte de todos que fazem parte disso. Por isso, hoje vamos conversar sobre sobre governança tributária. Você já ouviu falar? A IC3 Capital te explica o que é essa prática e como ela pode trazer benefícios para sua empresa.

O que é governança tributária?

Que existem muitos impostos e taxas obrigatórios para as empresas brasileiras, isso quase todo mundo sabe. Não é à toa que o Brasil tem mais de três mil normas em relação aos tributos, que implicam em conflitos, pois torna-se complicado manter a regularidade desses impostos conforme as leis comerciais. 

Por isso, a melhor opção para quem precisa seguir à risca tudo que é imposto pela legislação tributária brasileira é optar pela governança tributária. Mas, o que seria essa prática?

Apesar de não ter uma concepção bem definida e fechada, a governança tributária é um conceito em desenvolvimento que simboliza um conjunto de procedimentos relacionados à gestão empresarial, que apresentam como principal intuito a garantia do pleno controle e atualização regular de tudo que envolve o cenário tributário brasileiro. 

Ou seja, com a governança tributária é possível diminuir os riscos decorrentes das inconsistências da lei, que acabam provocando uma exposição empresarial muito grande, sobretudo quando há o pagamento em excesso ou a falta de pagamento dos tributos determinados na legislação.

Dessa forma, a governança tributária visa melhorar esse cenário, promovendo uma melhor organização no que diz respeito aos pagamentos de tributos exigidos por lei, a exposição fiscal e, por conta disso, provoca a melhoria regular e crescente da produtividade e dos lucros, diminuindo, de forma considerável, as chances de sanções por conta de problemas com os impostos.

homem fazendo cálculo de impostos

Por que adotar a governança tributária?

Aplicar a governança tributária é uma forma eficiente de contribuir positivamente com a sua empresa. Isso porque é através dela que o cenário de impostos e o financeiro do seu negócio fica mais organizado, seguindo tudo que está previsto na lei. Dessa maneira, você consegue obter melhorias na produtividade e diminuir bastante os riscos de sanções por omissão ou pagamento em excesso de algum imposto tributário.

Então, ao decidir adotar a governança tributária na sua empresa é preciso analisar toda a estrutura financeira e também quais as diretrizes irrevogáveis do seu negócio, para que esses fatos se alinhem com essa prática, para que a perspectiva e os objetivos sejam efetivamente postos em prática e alcançados. Isso deve acontecer através das rotinas organizacionais, por meio de planejamentos e capacitação de todas as pessoas dos setores para que exista o controle fiscal dos gastos, lucros e dividendos.

Como a governança tributária beneficia minha empresa?

Mas como, de fato, a governança tributária vai fazer a diferença e trazer benefícios para a minha empresa? A mudança é clara, em especial, por conta das dificuldades de compreender o processo tributário brasileiro, que é extremamente complexo, principalmente para os leigos.

Assim, essa prática traz benefícios diretos e já reconhecidos por todos os negócios que a utilizam, sendo os principais: redução do custo por multas, maior credibilidade no mercado, aumento da produtividade dentro da empresa, identificação dos créditos fiscais, otimização dos tributos quando diz respeito às negociações de cunho internacional, melhor aproveitamento das oportunidades que trazem isenção fiscal para o negócio, atualização constante das alterações nas normas de tributos brasileiros, e, por fim, o benefício de estar sempre em conformidade com as normas e legislações tributárias.

Como podemos observar, essa prática apresenta muitas vantagens, tornando o negócio mais econômico e integrado.

Como implementar uma governança tributária

Então, como faz para implementar uma governança tributária que funcione? Para isso são necessários 4 passos que, quando seguidos, podem ser a chave do sucesso para a sua empresa. Veja: 

1. Clareza nas definições das políticas – Através das regras internas é possível direcionar e ter clareza nos processos, então, o primeiro ponto é analisar e ter uma política interna bem definida;

2. Integração dos setores – Afinal, para que a governança tributária seja efetivada, é preciso ter um planejamento estratégico que inclua os setores, para que as decisões sejam tomadas sempre levando em consideração o coletivo;

3. Auditorias internas e avaliações constantes – Essas pesquisas são extremamente importantes na hora de implementar uma governança tributária, pois é por meio dessas ações que se analisa o que está dando certo e qual política pode ser alterada para que a empresa colha frutos positivos e significativos;

4. Investir e implementar a tecnologia nos setores – Por fim, com os softwares certos é possível agilizar os processos e diminuir o risco de falhas humanas, tornando-se ferramentas essenciais na aplicação da governança tributária. 

A IC3 Capital é uma boutique de investimentos independente que preza pelo respeito, ética e transparência. Com um time extremamente qualificado e vasta experiência na área, trazemos uma consultoria com as melhores soluções de crédito, M&A para sua empresa ou startup. Fale conosco e venha virar a chave do seu negócio junto com a gente!

Compartilhe:

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades IC3 Capital

Leia Também