blog / Mercado Financeiro / 4 motivos para realizar a operação Sale and Leaseback (SLB)
Mercado Financeiro

4 motivos para realizar a operação Sale and Leaseback (SLB)

Você sabia que o imóvel próprio da sua empresa pode ser a solução para alavancar capital de giro para o seu negócio? Pode parecer uma manobra complicada, mas é mais simples do que parece. Estamos falando de uma operação chamada Sale and Leaseback (SLB).

Entender o que é e como funciona o Sale and Leaseback é mais uma oportunidade para a sua empresa considerar antes de fazer algum investimento ou mesmo recorrer a empréstimos. Será que a solução para a necessidade de capital, literalmente, já está em casa? Vamos entender melhor como isso funciona.

Sale and Leaseback (SLB): o que é e como funciona?

Sale and Leaseback (SLB) é uma operação na qual um proprietário de imóvel o vende (sale) e, em seguida, se torna um locatário (leaseback). Trata-se de uma modalidade bastante similar ao leasing, com o diferencial de que o ex-proprietário permanece no imóvel, porém agora como inquilino.

Vale lembrar que esse tipo de operação ocorre de forma simultânea. Ou seja, em geral, o contrato de venda já prevê a exigência de locação direta para o antigo proprietário por um prazo, seja ele determinado ou indeterminado. Caso contrário, não será caracterizado o SLB sob outras circunstâncias.

Quais as vantagens de realizar uma operação de Sale and Leaseback?

Há diversos benefícios que podem ser considerados por proprietários e investidores diante de uma operação de SLB. Essa solução pode ser mais atrativa do que um empréstimo bancário, por exemplo, e ainda pode permitir a obtenção de capital de giro ou de recursos para investimentos em determinados cenários.

1. Conversão do bem em recurso líquido

Muitas vezes, grande parcela do patrimônio de uma empresa está imobilizada em um imóvel. Sem liquidez, pode ser que em algum momento esse capital faça falta. Para não ter que recorrer a empréstimos com taxas altas, pode ser interessante utilizar um bom momento do mercado para realizar uma operação como essa. O dinheiro da venda vai para o caixa, e como vantagem não é necessário deixar o local.

2. Obtenção de capital para investimento

Quantas vezes sua empresa deixou passar uma oportunidade por falta de capital para investimento? Uma operação de SLB pode prover esse capital de forma mais simples e rápida, sem a necessidade de ir ao mercado para obtenção de crédito. Lembre-se: trata-se de um capital que já é seu, só está imobilizado.

empresário analisando possibilidades de investimento da empresa

3. Oportunidade para investidores

Um investidor que queira ampliar as oportunidades pode ver no seu imóvel a ocasião perfeita para uma solução de médio e longo prazo. Pense por essa perspectiva: quer coisa melhor do que comprar um imóvel para fins de investimento e ter a garantia de que terá um inquilino por um prazo específico?

4. Sem despesas com mudança

Para o proprietário, ou antigo proprietário, nada muda: ele permanece no mesmo local, sem a necessidade de investir na busca por um novo imóvel. Isso faz com que o capital recebido nessa operação seja utilizado inteiramente para outras finalidades que não a manutenção do local. Aliás, alguns desses custos saem do orçamento e passam a ser responsabilidade do novo proprietário.

.....

Como você pôde ver, uma operação de Sales and Leaseback é muito menos complicada do que parece. Claro, ela precisa estar sob um contrato bastante específico e com cláusulas claras para todos os envolvidos. Por isso, é importante que você busque auxílio de empresas especializadas nesse tipo de transação. 

Uma consultoria financeira também pode ajudá-lo a avaliar se essa é ou não uma boa opção para o seu negócio. Em muitos casos, essa pode ser a melhor alternativa disponível. Consulte os especialistas da IC3 Capital sobre essa possibilidade.

Compartilhe:

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades IC3 Capital

Leia Também