blog / Mercado Financeiro / Mercado de fusões e aquisições deve crescer 2 dígitos em 2023
Mercado Financeiro

Mercado de fusões e aquisições deve crescer 2 dígitos em 2023

O mercado de fusões e aquisições (M&A), que atingiu seu ápice em 2021, teve um declínio no ano seguinte devido a diversas condições macroeconômicas. Entre as principais, podemos listar as incertezas e tensões geradas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a alta da inflação e das taxas de juros nas principais economias do mundo.

No Brasil, as tensões políticas e a disputa presidencial também tiveram a sua dose de contribuição. Com isso, o país terminou 2022 com 1.753 M&A realizadas, número que representa uma queda de 7,8% em relação ao ano anterior.

Porém, empresas e consultores especializados apostam numa reversão de tendência para 2023. Dessa forma, grandes companhias que desejam explorar esse tipo de operação precisam ficar atentas para não perder as oportunidades que irão aparecer nos próximos meses.

Projeções para o mercado de fusões e aquisições em 2023

De acordo com Alexandre Pierantoni, chefe da área de finanças corporativas e M&A da Kroll, é possível que o mercado de fusões e aquisições cresça 15% em 2023. Para o executivo, há dois motivos para que isso aconteça.

O primeiro é a provável redução na taxa de juros. De fato, o boletim Focus projeta uma queda de 2 pontos percentuais da taxa este ano. Vale lembrar que os juros são um dos fatores mais determinantes para a aceleração ou queda do setor M&A.

Quando os juros aumentam, as empresas e grandes players se sentem desestimulados a realizarem novas aquisições, pois se torna mais vantajoso deixar o capital na renda fixa do que correr os riscos que uma nova fusão ou compra pode oferecer.  

Outro fator destacado por Pierantoni é o término do período eleitoral. Após uma corrida presidencial marcada pela grande polarização, o Brasil iniciou 2023 tendo um novo governo que, apesar de ter um foco maior em políticas sociais, possui interesses em ver o mercado financeiro local crescer. Além disso, boa parte da equipe econômica do presidente Lula já foi anunciada.

Com isso, o mercado não precisa mais fazer projeções e estipular cenários, já tendo uma maior noção do que é possível esperar a curto e médio prazo. Este ponto ainda é subjetivo, devido às incertezas que a conjuntura da política brasileira sempre possui, mas que realmente apontam um quadro mais otimista até o momento.

Como aproveitar esta alta?

empresários apertando as mãos em uma reunião, indicando uma negociação bem sucedida

Outro estudo elaborado pela Kroll afirma que boa parte das empresas da América Latina tiveram o seu valor de mercado reduzido nos últimos anos. Múltiplos que medem o valor de companhias de bens de consumo e vestuário, por exemplo, caíram de um EV/Ebtida de 12,5x em setembro de 2020 para 6,2x em junho de 2022.

Dessa forma, empresas interessadas em “irem às compras” podem se aproveitar deste momento para conseguir acordos de fusão e aquisição mais vantajosos.

Caso a projeção otimista para 2023 seja confirmada e se mantenha para os próximos anos, é muito mais proveitoso realizar negociações agora do que no futuro, quando o mercado estiver em alta e o valor das empresas for maior.

as empresas que forem adquiridas também podem se beneficiar, pois com a operação feita, elas podem passar a contar com uma companhia mais forte para apoiar suas operações e expansão, ou então sanar os problemas enfrentados nos últimos anos.

Além disso, a busca por novas aquisições e fusões é geralmente vista com bons olhos pelo mercado, pois mostra que as empresas têm ambições de crescimento, conseguindo assim atrair mais investimento e uma melhor imagem perante seus consumidores e stakeholders.

Em resumo, o mercado de fusões e aquisições pode oferecer diversas oportunidades em 2023. Caso esteja interessado em explorar este ramo, conte com os serviços da IC3 Capital – Boutique de Investimentos especializada em buscar as melhores soluções de crédito, M&A e consultoria para empresas e startups. Confira mais detalhes em nosso site e não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado e que pode beneficiar o seu negócio.

Fonte(s):

E-Investidor e Fusões & Aquisições.

Compartilhe:

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades IC3 Capital

Leia Também