M&A é uma sigla em inglês que significa “mergers and acquisitions”, algo como “fusões e aquisições” em tradução direta. Trata-se de um processo que antes era mais restrito às grandes empresas, mas com o crescimento das startups é cada vez mais comum vermos companhias de médio e pequeno porte envolvidas.
Hoje, considera-se o processo de fusão e aquisição uma estratégia de crescimento. Porém, os trâmites legais, se não forem feitos de maneira correta, podem complicar a vida das empresas envolvidas. É por essa razão que a soma de duas operações distintas precisa do acompanhamento de profissionais desde o início até a conclusão do processo.
Juridicamente, as fusões são operações nas quais duas ou mais sociedades se unem para formar uma nova empresa. Já as aquisições são processos nos quais uma companhia adquire a operação societária de outra, seja ela total ou parcial, sem que haja a criação de uma nova identidade jurídica.
Assim, as fusões e aquisições são parte fundamental do processo de consolidação das empresas. Essas transições podem ocorrer pelas mais diversas razões, seja por estratégia comercial ou por necessidade de captação de investimentos. Independentemente das razões, os trâmites legais devem ser rigorosamente respeitados e avaliações prévias são necessárias para que não ocorram surpresas no meio do caminho.
A máxima do mundo dos negócios diz que uma transação eficiente é aquela que é boa para ambas as partes. Em se tratando de M&A não é diferente. Porém, para se chegar a esse resultado há muitas etapas a serem conduzidas. O ideal é que profissionais capacitados estejam à frente do processo desde o princípio.
Tudo começa com a preparação e criação do plano de execução. Esse é o momento em que as empresas envolvidas estudam os benefícios e os riscos da transição e a forma como a fusão ou aquisição será conduzida. Em seguida, parte-se para o valuation, ou seja, a análise de quanto valem as empresas envolvidas.
É nesse momento que a participação de empresas especializadas nessa tarefa, como a IC3 Capital, se mostra essencial. O valuation vai muito além de simplesmente determinar o valor numérico pelo qual uma empresa pode ser adquirida. São produzidas ainda análises completas sobre a saúde financeira das empresas envolvidas, tudo isso embasado em métodos de cálculo claros e transparentes para o mercado.
É somente com todos esses dados em mãos que as companhias partem para a negociação e due diligence, ou seja, os termos do acordo relacionados à aquisição ou fusão e, posteriormente, as diligências que visam comprovar que os dados informados são mesmo os corretos. Nesse processo podem ser encontradas irregularidades e divergências que requeiram ajustes antes da assinatura das partes.
Ao fechamento formal do negócio, com todos os trâmites jurídicos necessários, se segue a fase de pós-fechamento, que inclui a finalização do processo, o registro de mudança societária e a comunicação da transação ao mercado.
Dos estudos iniciais à decisão de ir em frente, a IC3 Capital oferece todo o suporte necessário à sua companhia em todas as etapas do processo. Trabalhamos com análise de negócio e valuation, análise e seleção de propostas e apresentação ao mercado investidor, seguindo critérios de governança e desenho da operação e dando todo o apoio nas diligências, análises e preparação de documentos.
Uma equipe especializada em M&A gera menor desgaste entre as partes, auxilia na análise de propostas e na estruturação do negócio e evita ruídos de comunicação no ambiente da empresa e junto a clientes e fornecedores. Além disso, sua empresa terá acesso a um leque maior de investidores, o que aumenta a variedade de características propostas.Em outras palavras, cercado por especialistas com experiência de mercado, aumentam as chances de que você consiga encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio. Consulte a equipe de M&A da IC3 Capital e conheça nosso histórico de sucesso.