Quem não gostaria de receber mais dinheiro? Esta é uma das metas de qualquer startup, principalmente em seus estágios iniciais. Para isso, muitas vezes é necessário contar com o apoio de um investidor. É por isso que muitas empresas e empreendedores cometem o erro de focar apenas no valor a ser recebido, deixando de lado o Smart Money.
Este conceito parte do pressuposto de que uma startup precisa de outros componentes para crescer, e não apenas capital – algo que tem se provado verídico no mercado de hoje. De nada adianta receber rios de dinheiro sem ter o conhecimento do que fazer com ele, não é mesmo?
Com este pensamento em mente, que tal saber mais sobre o conceito Smart Money e como aplicá-lo para ter os melhores resultados na sua empresa?
Smart Money pode ser traduzido do inglês como “Dinheiro Inteligente”, o que ajuda a entender como este conceito funciona. Resumidamente, ele define aqueles investidores que oferecem não apenas aportes financeiros, mas também toda a sua expertise e experiência.
Dessa forma, os investidores acabam assumindo um papel de maior protagonismo dentro das startups e dos negócios onde alocam capital, atuando como consultores que influenciam nas tomadas de decisão e nos caminhos que devem ser trilhados por aqueles que recebem o investimento.
Ter ao seu dispor um investidor Smart Money é de suma importância para qualquer startup ou negócio que esteja dando os seus primeiros passos. Gestores e empreendedores podem se beneficiar ao ter à disposição um agente experiente e com êxito comprovado no mercado, que já sabe “o caminho das pedras”.
Aqui, vale o pensamento: se aprender com os próprios erros é bom, aprender com os erros dos outros é ainda melhor. Com um investidor inteligente, é possível mitigar os erros e adquirir mais conhecimento em muito menos tempo.
Além disso, o Smart Money pode atuar como uma verdadeira porta de entrada para novos negócios, caso seja alguém com networking e reputação no mercado.
Como comentado acima, startups e demais empresas podem se beneficiar ao conseguir atrair um investidor Smart Money. Entre as principais vantagens, podemos citar:
Ter um investidor inteligente é o sonho de boa parte das startups. Apesar de atrair este tipo de investimento não ser uma tarefa fácil, há algumas dicas que podem ajudar as empresas que desejam contar com este apoio.
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma boa pesquisa de quais agentes ou empresas estão dispostas a atuar como Smart Money para empreendimentos que estão dando seus primeiros passos ou que desejam crescer. Pesquisas na internet, por exemplo, podem surpreender ao indicar que grandes nomes do mercado atuam como investidores inteligentes, buscando constantemente as melhores oportunidades.
Conseguindo contato com um desses agentes, é preciso mostrar os diferenciais que o seu modelo de negócios possui e qual o papel que o investidor terá após entrar na empresa. Neste ponto, busque as melhores técnicas e modelos de apresentação para saber como “vender o seu peixe”.
Você também pode contar com os serviços oferecidos pela IC3 Capital. Somos uma Boutique de Investimentos que possui amplo acesso à assets, fundos, Family offices e investidores profissionais. Ainda oferecemos para os nossos clientes as melhores soluções de crédito e consultoria para startups. Entre em nosso site e confira.
Fonte(s):