Existe um fator que une praticamente todos os empreendimentos: começar pequeno. Até mesmo gigantes como a Apple e a Microsoft já foram pequenas empresas em seus estágios iniciais.
Muitas vezes, o que define o crescimento de uma startup não é a sua capacidade de prospectar clientes e concretizar negócios, mas sim o de atrair investidores. Afinal, é preciso capital para ser cada vez maior e estar pronto para as condições do mercado.
No entanto, é justamente nesta fase inicial que os pequenos negócios encontram dificuldades para encontrar investidores. Felizmente, foi-se o tempo em que era preciso recorrer a grandes bancos ou a familiares e amigos para conseguir um bom financiamento ou auxílio.
Confira a seguir cinco dicas de como pequenas empresas podem atrair novos investidores.
Empreendedores geralmente possuem paixão pelos seus negócios, sendo capazes de colocar todas as suas forças e recursos para o crescimento de seus investimentos. Sinto dizer, mas os investidores não terão este mesmo sentimento. Investidores profissionais, sejam empresas especializadas ou pessoas físicas (investidor anjo), irão querer analisar cada detalhe antes de decidir se vale a pena alocar o capital necessário na empresa.
Por isso, é preciso elaborar um plano de negócios capaz de sanar todas as dúvidas e apontar qual caminho a empresa deseja trilhar. Levante dados, estude o mercado de atuação, faça projeções bem fundamentadas e, acima de tudo, mostre onde o capital será investido, qual a sua importância e como ele pode fazer a empresa chegar nas metas estipuladas.
A empresa possui algo que faça ela se destacar em relação às demais? Se a resposta for não, será bem difícil atrair investidores. Afinal, por que eles irão investir nesta empresa e não nas concorrentes?
Por isso, é preciso ter um grande conhecimento sobre o mercado em que a startup atua e pensar em maneiras de se sobressair nele. Não é necessário reinventar a roda, mas é preciso ter algo que faça a empresa ser diferente. Empresas pequenas, mas únicas, são a menina dos olhos de muitos investidores.
Em alguns casos, é mais fácil encontrar 10 investidores dispostos a investir uma parcela menor de capital do que encontrar um único que faça todo o aporte. Não por acaso, o modelo crowdfunding tem sido cada vez mais usado por startups.
Neste modelo, as pequenas empresas conseguem atrair um grande número de investidores ao oferecer cotas de uma participação societária. Como exemplo, ao invés de vender 10% do negócio para um grande investidor, são vendidas 100 cotas de 0,1%, possibilitando que mais indivíduos e organizações participem do financiamento e se tornem investidores.
O contato com os investidores deve ser feito não apenas quando a empresa está buscando novos financiamentos e aportes, mas também após conseguir o capital necessário. É preciso informar periodicamente o crescimento que o empreendimento tem conseguido, além de dar espaço para sugestões e consultoria.
Dessa forma, será mais fácil conseguir novos investimentos, sem falar que a startup irá contar com a experiência de quem já está a mais tempo no mercado e sabe o caminho para o crescimento.
Não é somente os investidores que devem ter o poder de escolha. A empresa também precisa filtrar e saber onde procurar os investidores mais capacitados para lhe ajudar. Lembre-se, os primeiros investidores terão papel fundamental no crescimento do negócio, atuando não apenas como financiadores, mas como uma rede de apoio.
Procure no mercado aqueles que são capazes e possuem um bom histórico de fazer pequenas empresas se tornarem verdadeiros cases de sucesso.
Como última dica, que tal contar com o apoio do IC3 Capital? Tenha ao seu lado uma Boutique de Investimentos que possui um time totalmente qualificado e grande experiência em ajudar pequenas empresas a alcançarem as melhores soluções de crédito, consultoria e até fusões e aquisições.
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