blog / Investimentos / O que é Venture Capital?
Investimentos

O que é Venture Capital?

O mundo corporativo não seria nada sem a diversificação de investimentos. Entre os mais variados tipos, está o Venture Capital, também conhecido como capital de risco. Nesta modalidade, startups e empresas que ainda estão em seus estágios iniciais, mas que possuem grande potencial de crescimento, recebem a injeção de capital de grandes investidores.

Este conceito não é novo e já foi usado para fazer companhias de renome, como Apple, Microsoft e Google, serem o que são hoje. Quem sabe não é isso que falta para o seu negócio ter um crescimento exponencial?

Neste artigo, iremos mergulhar fundo sobre o Venture Capital, explicando o que é e como funciona este conceito, além de mostrar quais os principais benefícios e desafios envolvidos.

O que é Venture Capital?

Como mencionado acima, o Venture Capital pode ser definido como o financiamento que grandes investidores, chamados de venture capitalists, realizam em negócios emergentes. Em troca deste aporte financeiro, eles recebem uma participação acionária da empresa, na expectativa de obter retornos maiores ao reverter esta parte no futuro.

No entanto, os venture capitalists não atuam apenas como financiadores. Entre os seus papéis, está o de atuar de forma mais próxima e direta na empresa em que foi investida, orientando os fundadores e gestores, auxiliando no networking e nas estratégias que serão tomadas e promovendo o acesso a outros recursos valiosos.

Este acompanhamento é de suma importância, visto que os investidores se tornam grandes interessados em ver o negócio decolar. Afinal, caso a startup estagne ou então não atinja o crescimento necessário, o financiamento acabará se tornando um péssimo negócio.

Qual é a estrutura de um fundo de VC?

Um fundo de Venture Capital opera baseado em três pilares: Firma, Fundo e Sócios. Vamos conhecer mais sobre eles.

Firma

A firma é a organização em si. Pode ser definida como a entidade que investe nas startups, com o objetivo de fazer os seus modelos de negócios crescerem a longo prazo.

Fundo

Mecanismo utilizado para que os investimentos sejam feitos. O capital que será destinado às startups e demais empresas emergentes é levantado por meio de fundos em que grandes organizações, investidores pessoa física e outras entidades aportam.

dona de uma startup apresentando o potencial de sua empresa para investidores de venture capital

Apesar do aporte ser de diversas organizações ou pessoas, é a firma que realiza a gestão do capital inserido no fundo. Cada fundo pode se distinguir em diversas formas, com alguns buscando a especialização em investimentos em setores específicos, como biotecnologia e e-commerce, por exemplo.

Sócios

São os gestores e administradores da firma. São os profissionais encarregados de fazer o gerenciamento do capital investido no fundo, decidindo em quais empresas esse montante será aplicado e quais políticas de gerenciamento e gestão serão tomadas.

Qual o objetivo desse fundo?

Em termos simples, todo fundo de venture capital tem como maior objetivo ganhar dinheiro. Para isso, eles buscam fazer o negócio que foi financiado crescer e se tornar mais consolidado.

Quando o nível de crescimento esperado é atingido, o fundo vende sua parte minoritária da empresa ou então as ações recebidas por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO) na bolsa de valores.

No entanto, vale destacar que esse processo pode levar anos, ou até mesmo décadas. Grandes companhias não se tornaram o que são hoje em dias ou meses, mas aqueles que atuaram como venture capitalists desses negócios certamente tiveram lucros satisfatórios.

Principal desafio de um VC

O principal desafio que uma Venture Capital enfrenta é o de ganhar muito dinheiro. Obviamente, todos os investidores procuram maximizar seus lucros, mas isso se torna ainda mais necessário numa VC.

Isso porque o retorno sobre os investimentos feitos em uma startup são muito incertos. E mesmo quando um tiro é certeiro, ele demora anos para mostrar resultado.

Apesar dos fundos de Venture Capital realizarem extensas pesquisas e análises na hora de decidir quais negócios financiar, é muito difícil descobrir qual startup será a próxima Amazon ou Facebook, por exemplo.

Não há como calcular ou prever diversas situações que podem fazer a empresa investida ir à ruína, como uma crise financeira, questões regulatórias ou então o surgimento de uma nova tecnologia que deixe o modelo de negócios obsoleto.

Não por acaso, muitas startups que recebem financiamento acabam “morrendo” pelo caminho. Por isso, é necessário escolher negócios que deem muito retorno lá na frente.

Sua empresa tem o perfil para receber esse investimento?

Para muitos gestores e donos de negócios, receber o investimento de uma Venture Capital é um sonho de consumo. Se este for o seu caso, quem sabe o sonho não vira realidade?

empresários apertando as mãos após fecharem um negócio

No entanto, não basta apenas acreditar. É preciso, na hora de buscar por esse tipo de investimento, mostrar que o seu negócio tem potencial para se tornar algo grande no futuro.

Lembre-se de que os gestores de fundos VC possuem foco no longo prazo. Eles só irão investir R$5 milhões na sua startup se você mostrar que ela pode chegar a valer 5, 10 vezes mais na próxima década.

Além disso, é preciso ponderar que para receber o aporte de uma venture capital, é necessário abrir mão de uma parte do negócio, além de ser flexível e seguir as orientações e diretrizes estabelecidas por aqueles que irão financiar a empresa. Mas, em linhas gerais, é sim um bom negócio contar com este tipo de investimento, visto que ambas as partes terão como maior foco fazer a empresa crescer.

Ainda está na dúvida se a sua empresa se enquadra para este tipo de investimento. Conte com o auxílio da IC3 Capital. Somos uma Boutique de Investimentos Independente com um time altamente qualificado e com vasta experiência para buscar as melhores soluções de Crédito, M&A e Consultoria para sua Empresa ou Startup.

Compartilhe:

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades IC3 Capital

Leia Também