Um CRI Corporativo é um Certificado de Recebíveis Imobiliários emitido por empresas com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro. Criado em 1997, ele tem como finalidade aumentar a liquidez e segurança do mercado imobiliário.
Na prática, a emissão de um CRI Corporativo funciona da seguinte maneira: a empresa que deseja captar recursos emite os certificados que são lastreados em recebíveis imobiliários. Em outras palavras, em valores a receber decorrentes de contratos imobiliários, como aluguéis, por exemplo.
O valor captado pela empresa com a venda de um CRI é utilizado para financiar suas atividades e projetos imobiliários. Em contrapartida, a empresa se compromete a cumprir com as propostas estabelecidas na emissão do produto. Geralmente, isso envolve o pagamento de valores para os portadores do certificado que foi emitido.
O processo de emissão de um CRI Corporativo é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e exige a contratação de um coordenador líder da operação, além de uma série de outras exigências legais.
As empresas podem se beneficiar ao oferecer um CRI Corporativo no mercado. Este produto tem tido cada vez mais procura, sendo uma boa alternativa tanto para as empresas que desejam financiar suas operações como para aquelas que desejam realizar operações envolvendo o modelo de negócios de outras companhias.
Existem dois principais tipos de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários):
CRI de oferta pública: é aquele emitido por uma empresa que realiza oferta pública de distribuição dos certificados.
CRI de oferta restrita: é aquele emitido por uma empresa que realiza oferta privada de distribuição dos certificados.
Além disso, os CRIs também podem ser classificados de acordo com a natureza dos recebíveis imobiliários que lastreiam a emissão, como por exemplo:
Essa classificação pode variar de acordo com a estratégia da empresa emissora. Para emitir um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), a empresa emissora deve seguir uma série de aspectos legais, tais como:
Esses aspectos legais visam garantir a transparência, segurança e confiabilidade da emissão do CRI, bem como a solidez do mercado de valores mobiliários como um todo.
O CRI Corporativo é um instrumento financeiro que permite às empresas captar recursos a partir de recebíveis imobiliários, diversificar suas fontes de financiamento e customizar as características da emissão de acordo com suas necessidades.
****
Na IC3 Capital, acreditamos em potencializar as capacidades das empresas e startups. Fornecemos orientações detalhadas sobre acesso à assets, fundos, family offices, além de buscarmos constantemente as melhores soluções em Crédito, M&A e Consultoria.
O nosso compromisso é auxiliar no esclarecimento e na estruturação dessas operações, assegurando que você esteja equipado com todas as informações necessárias para tomar decisões informadas.