Aquisições e incorporações de modelos de negócios não são uma novidade no mundo corporativo. Em notícias, é frequente encontrar matérias informando que determinada companhia ou investidor comprou uma empresa para aumentar o seu leque de atuação ou então sua projeção de faturamento.
Mas afinal, quem são os compradores de empresas? Que critérios eles utilizam na hora de adquirir um negócio? Mais importante, como encontrá-los? Saber a resposta para essas perguntas é de suma importância para empreendedores e gestores.
Afinal, quem não gostaria de contar com a estrutura e suporte de uma companhia já consolidada no mercado? Ou então, finalmente concluir a venda que irá garantir a sua mudança de vida financeira e quem sabe até a sua aposentadoria.
Seja qual for o caso, esse artigo pode lhe ajudar. Siga com a gente para saber mais sobre o ramo de aquisição de empresas e como encontrar possíveis compradores para o seu negócio.
Normalmente, os compradores de empresas são separados em duas categorias: estratégicos e financeiros. Saber a diferença entre eles é fundamental, pois é preciso saber qual deles se adequa melhor para as ambições do seu negócio. Vamos conhecê-los:
Se enquadram neste grupo as companhias que buscam adquirir outras empresas ou startups para incrementar sua estratégia de crescimento. Dessa forma, elas usam estas aquisições para fortalecer sua posição atual num nicho, ou então, para entrar num novo segmento que agregue ainda mais valor para o seu modelo de negócios.
Como exemplo, podemos imaginar um gigante do e-commerce que compra uma empresa especializada em logística com a finalidade de melhorar o seu serviço de entregas, ou então torná-lo menos custoso.
Também conhecidos como investidores financeiros, esse grupo geralmente é formado por fundos de private equity. Resumindo, são empresas e fundos que se dedicam a adquirir participações de empresas visando não expandir os seus negócios, mas sim ter lucro.
Geralmente, o foco está no potencial futuro das empresas que serão adquiridas, e não na sua situação atual. Dessa forma, os compradores financeiros visam startups e empresas que possuem grande potencial de retorno a médio e longo prazo.
Os compradores de empresas estratégicas podem ser divididos em alguns subgrupos, sendo os principais:
Como foi possível ver até aqui, os compradores estratégicos e financeiros se diferem na motivação por trás da aquisição de uma empresa. No entanto, eles também possuem diferenças na abordagem feita para esta aquisição.
Os compradores estratégicos, durante as negociações, podem se envolver ativamente no modelo de negócios da empresa visada, a fim de entender e analisar os mínimos detalhes para verificar se a empresa se encaixa na sua estratégia de crescimento.
Já os compradores financeiros possuem uma abordagem que prioriza questões como fluxo de caixa, ativos e passivos, faturamento, potencial de crescimento e etc... Ou seja, o foco não está no operacional, mas na saúde financeira do negócio.
Além disso, os dois grupos se diferem no tempo de retenção. Ou seja, no tempo em que manterão em seu portfólio as empresas adquiridas. Enquanto os estratégicos visam o longo prazo, visto que as empresas serão anexadas no seu modelo de negócios, os compradores financeiros podem vender suas participações num espaço mais curto de tempo, caso consigam, com isso, o lucro desejado e projeto durante a aquisição.
Seja qual for o tipo de comprador que você deseja encontrar para o seu negócio, nós podemos lhe ajudar nesta empreitada. Temos um time altamente qualificado em buscar as melhores soluções para aquisições de empresas.